Doença de Chagas - Diretrizes e Recomendações Atuais

O que é a Doença de Chagas?

A doença de Chagas é uma doença parasitária causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi. Sem tratamento adequado, a infecção chagásica persistirá por toda a vida do paciente com uma carga significativa de morbidade e mortalidade. Essa infecção crônica pode levar a problemas graves de motilidade gástrica (como megaesôfago ou megacólon) e aproximadamente um terço dos pacientes com doença de Chagas não tratada irão progredir a doença cardíaca grave. Isso inclui cardiomiopatia dilatada com insuficiência cardíaca, arritmias ventriculares, distúrbios de condução e eventos tromboembólicos [1].

Estima-se que entre 6 e 8 milhões de pessoas tenham a doença de Chagas em todo o mundo, com a grande maioria das infecções confinadas ao México, América Central e América do Sul - áreas relativamente carentes de infraestrutura e financiamento para sistemas de saúde robustos. No entanto, devido ao aumento da mobilidade populacional visto como resultado do aumento da globalização, países não-endêmicos como a Europa e os EUA também estão vendo mais doença de Chagas importada [1]. Portanto, é importante a conscientização sobre a doença além dessas regiões endêmicas para garantir que todos os pacientes recebam o melhor atendimento.


Como é transmitida?

Os insetos triatomíneos, também conhecidos como barbeiros, carregam o parasita T. cruzi, que causa a doença de Chagas. Esses insetos vivem frequentemente nas rachaduras e fendas de casas mal construídas em áreas rurais ou suburbanas. Eles normalmente se escondem durante o dia e se tornam ativos à noite, quando se alimentam de sangue e deixam suas fezes na pele. As picadas de insetos fazem com que a pessoa coce as fezes contendo o parasita sobre a pele machucada, que entra na corrente sanguínea. Os parasitas também podem ser transmitidos pelos olhos ou pela boca [2].

Cerca de 20% dos casos de T.cruzi são transmitidos por transfusões de sangue ou transplantes de órgãos. A transmissão vertical da mãe infectada para o filho representa cerca de 1% dos casos, e um número muito pequeno de casos pode ser transmitido pela ingestão acidental de alimentos contaminados com T. cruzi [2].


Diretrizes-chave

Essas diretrizes abrangem as seguintes áreas-chave que foram resumidas abaixo:

  • Triagem

  • Investigação

  • Tratamento antiparasitário

  • Manejo de longo prazo

Diretrizes Regionais:

Diretrizes locais de países endêmicos:

Recomendações de países não endêmicos:


Triagem

Não existe vacina para a doença de Chagas. Portanto, os programas de triagem são vitais para o diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Recomendações:

  • Todos os indivíduos de áreas endêmicas devem passar por triagem para Doença de Chagas em pelo menos uma ocasião [3]

  • Em regiões endêmicas, mulheres grávidas e recém-nascidos de mães infectadas devem ser testados [3]

  • Os doadores de sangue devem sempre ser testados [3]

  • A triagem é recomendada para todos os migrantes e viajantes com fatores de risco para infecção por T. cruzi [4]

Veja nossa seção 'Como testar a doença de Chagas' abaixo para saber mais sobre os testes.


Quando Suspeitar da Doença de Chagas

A tabela abaixo foi extraída das Diretrizes da OPAS/OMS de 2018 para o Diagnóstico e Tratamento da Doença de Chagas. Tais sinais e sintomas em pacientes que se apresentam em regiões endêmicas ou em regiões com alta migração de países endêmicos devem levar ao teste da doença de Chagas.

Principais manifestações clínicas da infecção por T. cruzi

[4]

Como testar a doença de Chagas

O diagnóstico da fase aguda e congênita da doença de Chagas é obtido através do teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) ou visualização direta do parasita no sangue.

A doença de Chagas crônica é mais difícil de testar, pois os níveis de parasitas geralmente são muito mais baixos. Portanto, o teste depende da positividade de dois testes sorológicos que detectam anticorpos específicos (imunoensaio enzimático (ELISA), imunofluorescência indireta ou hemaglutinação indireta) [5].

Testes de diagnóstico rápido (RDTs) para doença de Chagas foram desenvolvidos e aprovados para uso para fins de triagem. Há pesquisas em andamento e promissoras para identificar se dois RDTs podem ser usados ​​em vez de testes sorológicos. Essa alternativa seria benéfica para comunidades rurais com pouco ou nenhum acesso a testes sorológicos, aumentando as chances de detecção da doença de Chagas em estágio precoce e administração do tratamento com rapidez [5].


Tratamento antiparasitário

Se o tratamento for iniciado durante a fase aguda, tanto o Benznidazol quanto o Nifurtimox são agentes eficazes para matar o parasita. Todas as crianças infectadas devem ser tratadas (incluindo crianças com doença de Chagas crônica), mas Benznidazol e Nifurtimox não devem ser administrados a mulheres grávidas.

Os medicamentos antiparasitários serão menos eficazes quanto mais tempo a pessoa estiver infectada com a doença de Chagas. Para a doença de Chagas crônica em adultos (sem lesão de órgão específico), é importante pesar os benefícios potenciais do tratamento antiparasitário na prevenção ou retardo do desenvolvimento da doença de Chagas contra possíveis reações adversas (que afetam até 40% dos pacientes tratados), idade e comorbidades [4].

Adultos com doença de Chagas crônica e lesão de órgãos específicos não são recomendados para tratamento antiparasitário devido à falta de evidências de que o tratamento tenha um impacto significativo na morte ou na progressão da doença cardíaca [4].

É importante tratar os pacientes com doença de Chagas por suas patologias associadas, sejam tratamentos médicos ou cirúrgicos, fisiopatológicos ou sintomáticos [4].

A tabela abaixo foi retirada de:

Doença de Chagas: comentários sobre as Diretrizes da OPAS 2018 para diagnóstico e manejo 

[6]

Manejo da Doença de Chagas

Uma vez feito o diagnóstico da Doença de Chagas, é importante realizar as seguintes investigações primárias:

  • Histórico completo

  • Exame físico

  • Um ECG

  • faixa de ritmo de 30 segundos

  • Raio-x do tórax

  • Eco (se disponível)

Se essa avaliação levantar a suspeita de formas mais graves da doença de Chagas, recomenda-se o encaminhamento para avaliação cardíaca e gastrointestinal [7].

O diagrama a seguir do WHF IASC Etapas do manejo da doença de Chagas mostra como os pacientes devem ser monitorados após o diagnóstico da doença de Chagas em ambientes de poucos recursos. Note que ECGs anuais devem ser realizados para pacientes com achados normais no exame.

Se esta avaliação levantar suspeitas de doença de Chagas em formas mais severas, é recomendado o encaminhamento para investigação cardíaca e gastrointestinal [7].

[6]

As seguintes situações devem solicitar acompanhamento adicional além do diagrama acima:

  • Piora do quadro clínico

  • IC do lado direito como demonstrado por congestão sistêmica

  • Ocorrência de um evento tromboembólico

  • Episódio arrítmico (FA de início recente, bradiarritmias ou taquiarritmias que causam palpitações, síncope e morte súbita abortada)

  • A necessidade de marcapasso ou dispositivo ICD


Sabemos que muitas vezes pode ser difícil detectar ou manejar a doença de Chagas devido à falta de recursos nas áreas rurais em que é endêmica. Na MedShr, estamos construindo uma rede de profissionais da saúde interessados ​​na doença de Chagas para promover a conscientização e fornecer educação sobre a doença.

Junte-se à nossa Rede Global de Educação da Doença de Chagas - ao compartilhar suas experiências de gerenciamento de pacientes com Doença de Chagas e suas soluções práticas para superar as barreiras à detecção e tratamento, acreditamos que esta rede ajudará a melhorar a vida dos pacientes com a doença e, finalmente, salvar vidas.

Loading Author...

Comments

Sign in or Register to comment